Já observamos diversas formas de atuação dos desbravadores em solidariedade aos desabrigados de desastres e calamidades em nosso País.
Doações
Acompanhe regularmente os canais confiáveis de informação para saberem o que estão precisando no momento: muitas vezes há uma quantidade excessiva de roupas nos depósitos, mas existe a necessidade urgente de água potável, ou é preciso arrecadar alimentos. Tudo deverá ser direcionado aos centros de distribuição ou a fundos reguladores;
Antes de realizar grandes campanhas e coletas, verifiquem onde será estocado, quem transportará os donativos, se o local que receberá os donativos comporta a quantidade, se existe mão-de-obra para desembarcar e triar os donativos.
É muito importante fazer antecipadamente uma triagem dos donativos, separando: alimentos, roupas, material de limpeza, medicamentos, água, etc. (lembrem-se de etiquetar ou escrever nas caixas o seu conteúdo, facilitando assim a sua logística).
Voluntariado
Ao participar como voluntário, não confunda o seu papel! Em caso de ações em ambientes de risco, procure colaborar junto às equipes profissionais mediante suas orientações! NÃO SE ARRISQUE!
Neste caso, lembre-se que irá dormir mal, comer mal, realizar longos turnos. SE PREPARE FISICAMENTE E PSICOLOGICAMENTE!
Leve seu uniforme e lenço desbravador - facilita a identificação, tanto para os que procuram ajuda, como para as autoridades! NOSSA REFERÊNCIA NATURAL!
Locais
Todas as defesas civis, corporações militares, emissoras de rádio e TV, órgãos públicos e também alguns comércios, empresas, Clubes de Desbravadores, Grupos Escoteiros, entidades religiosas e assistências estão realizando ações. Procure-as através dos informativos confiáveis e FAÇA A SUA PARTE.
Adaptado de orientacoes da
Diretoria Regional UEB-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário